Esse site utiliza cookie e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência e gravar preferências. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Fale Conosco pelo WhatsApp
Moedas Estrangeiras > Outras > 100 Pesos 1978 FC, Argentina - Copa do Mundo FIFA

País: Argentina
Denominação: 100 Pesos
Ano: 1978
Período: Ley do Peso Argentino 1970 - 1983
Moeda: Peso argentino
Tipo de moeda: Moedas comemorativas
Assunto: Copa do Mundo FIFA, Argentina 1978
Composição: Alumínio-Bronze
Tipo de borda: Suave
Forma: 12 lados
Alinhamento: Moeda (180°)
Peso (g): 6,5
Diâmetro (mm): 25
Espessura (mm): 2
Cunhagem: 2.000.000
Conservação: FC

 
Descrição complementar: 
A Copa do Mundo FIFA de 1978 foi a 11ª Copa do Mundo disputada, e contou com a participação de 16 países. 97 países participaram das eliminatórias. O campeonato ocorreu na Argentina.
Foi uma copa no mínimo estranha. A Argentina, dona da casa, obrigou seus principais oponentes a viajar muito, enquanto os hermanos sediavam quase todos os seus jogos em Buenos Aires.
A Seleção Brasileira foi à Argentina comandada por Cláudio Coutinho mas não se encontrou na 1ª fase. Só se classificou com um gol de Roberto Dinamite contra a Áustria, em uma vitória que não precisava ser sofrida.
A Holanda, sem Johan Cruijff, não era a mesma e teve dificuldades em se classificar. Venceu o fraco Irã por 3 a 0, depois empatou com o Peru 0 a 0 e perdeu da Escócia por 3 a 2. O Peru foi a grande sensação do grupo, com seu futebol clássico e técnico, que tinha Teófilo Cubillas como seu principal artífice. Venceu, ainda na primeira fase, a Escócia por 3 a 1 e goleou o Irã por 4 a 1.
Alemanha Ocidental e Polônia dividiram as vagas de seu grupo entre si sem maiores dificuldades. Estavam na segunda fase, grupo A - Argentina, Peru, Brasil e Polônia e no grupo B - Alemanha, Itália, Holanda e Áustria.
Na segunda fase, a Itália caiu diante da Holanda, que embalou. A laranja mecânica ressurgiu, empatou com a Alemanha em 2 a 2 e goleou a Áustria por 5 a 1. A vitória sobre a Itália mandou a Holanda para a final e a Azurra, para a disputa pelo 3º lugar.
No grupo de Brasil e Argentina, um escândalo: o time do Peru literalmente abriu mão do direito de jogar e passeou em campo dando à Argentina uma vitória de 6 a 0, o suficiente para os portenhos irem à final da Copa no lugar do Brasil. Embora sob suspeita, não dá para dizer que os argentinos não tinham mérito. O técnico César Luis Menotti treinava um time que tinha Mario Kempes, Ubaldo Fillol e ainda abriu mão de Maradona, por este ser muito jovem na época. O Brasil disputou então o 3º lugar contra a Itália e ganhou por 2 a 1 com um golaço de Nelinho.
Na final, Argentina 1x1 Holanda no tempo normal, com uma bola na trave a favor da Holanda no último segundo de jogo. Na prorrogação, o fim: 2 gols portenhos e a Argentina faz 3 a 1 na Holanda, consagrando a equipe de Menotti campeã do mundo.

PagSeguro PIX, Cartão e Boleto
1
X
49,99
2
X
26,31
Tx de Juros: 1,99%am.