País: Polônia
Denominação: 100 Zlotych
Ano: 1988
Período: República Popular 1950 - 1990
Moeda zloty polonês
Tipo de moeda: Moedas comemorativas
Assunto: Rainha Jadwiga
Série: Governantes poloneses
Composição: Cobre-Níquel
Tipo de borda: Com palheta
Forma: Redondo
Alinhamento: Medalha (0°)
Peso (g): 10,8
Diâmetro (mm): 29,5
Espessura (mm): 2,1
Cunhagem: 2.469.000
Conservação: FC
Descrição complementar:
Edviges de Anjou(Jadwiga; Buda, entre 3 de outubro de 1373 e 18 de fevereiro de 1374 ? Cracóvia, 17 de julho de 1399) foi rainha da Polônia a partir de 1384 e grã-duquesa da Lituânia a partir de 18 de fevereiro de 1386 até 1392. Filha de Luís I, rei da Hungria e da Polônia e de Isabel Kotromanic da Bósnia, sucedeu seu pai em 1382 na Polônia, enquanto sua irmã Maria herdou o trono da Hungria. O nome "Edviges" tem versões consideravelmente diferente em alguns idiomas, tais como Jadvyga em lituano, Jadwiga em polaco, Hedvig em húngaro, Hedwig em alemão ou Hedvigis em latim.
Embora hoje seja dita "rainha", Edviges foi de fato coroada como "Rei da Polônia" (Hedvigis Rex Poloniæ e não Hedvigis Regina Poloniæ). O gênero masculino do seu título significava que ela era monarca de pleno direito, enquanto que o título de rainha era atribuído às esposas dos reis. Edviges pertencia, portanto, à Casa Real dos Piast, antiga dinastia nativa da Polônia, sendo bisneta de Ladislau I, que reunificou o reino polonês, em 1320.
Como rainha, Edviges teve efetivamente poderes limitados, mas foi muito ativa na gestão política do reino e na vida diplomática e cultural de seu país. Estimulou a tradução para o polonês de muitos textos latinos, aumentando sua difusão entre seus súditos. Pródiga em doações para a construção de hospitais, doou as próprias jóias para financiar a recuperação da Academia de Cracóvia que, no século XIX, passou a se chamar Universidade Jaguelônica, em homenagem à Dinastia Jaguelônica, sucessora dos Piast. Em 1397 Edviges fundou em Cracóvia a primeira Faculdade de Teologia da Polônia.
Casou-se em 18 de fevereiro de 1386 em Cracóvia, com Ladislau II Jagelão da Polônia, grão-duque da Lituânia que, depois de ser convertido ao catolicismo, foi batizado como Ladislau II.
Edviges morreu em decorrência de complicações do parto de sua primeira filha, Isabel Bonifácia. A filha também não sobreviveu e a Dieta da Polônia elegeu Jogaila para sucedê-la. Este teve como sucessores os filhos havidos com sua última mulher, Sofia de Halshany, que não tinha ligações com a dinastia Piast, iniciando-se assim a Dinastia Jaguelônica.
Texto extraído da Wikipedia.